Jovem empreendedora Cauana Minusculi iniciou sua trajetória profissional por meio de um trabalho da escola e com o incentivo de sua família
O amor pelos doces inspirou a jovem Cauana Vitória Fantin Minusculi (20 anos) a dedicar-se à gastronomia e iniciar o seu primeiro empreendimento – Cauana Minusculi Confeitaria Gourmet – em 2018, no município de Concórdia, no oeste catarinense. Esse encanto se aflorou aos 15 anos com uma prática usual na adolescência: preparar brigadeiro para amigos e familiares, neste caso, especialmente para o irmão. O que parecia ser apenas um entretenimento durante os períodos de folga tornou-se uma paixão. Cauana aumentou sua produção caseira, passou também a fazer bolos para toda a família, que sempre a incentivou a seguir a profissão.
Empreendedora Cauana Vitória Fantin Minusculi (Foto: divulgação).
Um fator que foi determinante na escolha profissional de Cauana foi a necessidade de arrecadar recursos para custear um projeto de ciências da escola. A estudante iniciou com a venda de brigadeiros. Porém, com algumas determinações do município, incluindo questões de segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos, em curto prazo, precisou apostar em outras possibilidades para conquistar a clientela. Uma delas foi a produção de bolos no pote, que era realizada todos as noites depois das 22h, quando a jovem chegava do trabalho.
Com a persistência de Cauana, a demanda aumentou. “Essa conquista foi um processo. No início do projeto, principalmente com a venda de bolos no pote, poucas pessoas compravam, mas gradativamente os resultados apareceram”, destaca. As vendas se intensificaram a ponto da jovem escolher se seguiria em seu trabalho fixo ou se apostaria na produção de doces. Ela optou por empreender e, atualmente, o seu negócio atende de 20 a 50 clientes por mês com uma variedade de produtos.
“Tenho clientes fixos mensais que compram, geralmente, bolos recheados. Também recebo pedidos a pronta entrega em datas especiais, além de toda a clientela que atendo em datas comemorativas tradicionais, como, por exemplo, a Páscoa. Nesse período a média é de 400 clientes por mês. Por isso, conto com o apoio de equipes temporárias em meses de pico”, relata Cauana.
A venda de doces, por meio de um projeto da escola, incentivou Cauana a seguir a profissão (Foto: divulgação).
A empresa Cauana Minusculi Confeitaria Gourmet oferece opções como bolos recheados, tortas, cheesecakes, donuts, brownies, docinhos tradicionais e doces finos, bolo de corte, cupcakes, panetones trufados, ovos de colher, fatias supreme, torta cookie de Nutella e toda a linha zero lactose. O que tem conquistado pessoas de toda a região é o carinho e a dedicação de Cauana para garantir que todo o processo de produção proporcione uma excelente experiência para os clientes.
“Preparamos as receitas pensando na harmonização dos sabores. Sempre fizemos testes e experimentamos até chegarmos nos resultados que queremos. Recebo o apoio do meu marido, sócio e técnico de alimentos, Maércio Djoni Suman. Testamos a validade dos doces e precificamos. Depois lançamos o produto por meio do nosso Instagram e das nossas listas de transmissões no WhatsApp, que são ferramentas indispensáveis para atrair novos clientes”, afirma a empreendedora.
Nas datas comemorativas tradicionais, Cauana atende cerca de 400 clientes por mês (Foto: divulgação).
PARCERIA CONSOLIDADA
Para atender a alta demanda, Cauana lista todos os produtos que necessita ter em estoque, como leite ninho, leite condensado, creme de leite, chocolate preto e branco, ovo, farinha, confeitos e óleo de algodão, além das marcas como Nutella, Kinder Bueno e Ferrero Rocher. Uma alternativa para economizar nas compras foi apostar nos atacarejos.
“Gerenciando todos nossos gastos e investimentos, percebemos durante a pré-pandemia que teríamos maior custo benefício comprando em outro município. Por isso, a cada dois meses íamos até Chapecó. Então, firmamos parceria com o Fort Atacadista, que nos oferece diversos itens com um preço acessível. Entretanto, durante a pandemia, com o aumento do preço da gasolina, tivemos que reduzir nossas viagens, mas torcemos para que esses fatores econômicos se estabilizem para voltarmos gradativamente a nossa rotina”, afirma Cauana.
O gerente regional do Fort Atacadista, Éderson Fiorese, destaca que é um dos propósitos da empresa apoiar pequenos negócios e propiciar mais qualidade de vida para a comunidade. “Ficamos felizes por sermos parceiros da Cauana, assim como de tantos outros jovens que apostam no empreendedorismo, inauguram seu negócio e investem no crescimento de sua empresa. Essa é a trajetória de todas as pessoas que almejam se desenvolver cada vez mais. Temos convicção de que é a dedicação de Cauana que tem garantido todo esse sucesso durante os cinco anos lidando com os desafios do universo empreendedor. Atuamos sempre pensando no potencial das regiões. Oferecemos diversos itens com valores acessíveis e condições de pagamento facilitadas por meio de nosso cartão exclusivo, o Vuon Card”.
Gerente regional do Fort Atacadista, Éderson Fiorese (Foto: MB Comunicação).
TRAJETÓRIA E PLANOS FUTUROS
Cauana percebe sua trajetória de uma forma inspiradora, especialmente para os jovens que têm um grande sonho e, que assim como ela, acreditam no seu potencial. “Fico muito orgulhosa pelas minhas conquistas. Comecei vendendo bolo de pote de porta em porta e no comércio, independente dos fatores climáticos. Tive muita força de vontade e dedicação. Inúmeras vezes carregava uma bolsa com 30 potes e vendia no máximo cinco bolos. Porém, seguia firme com a produção. Oferecia meus produtos acreditando que chegaria o dia que voltaria com a sacola vazia. Quando isso aconteceu, fiquei extremamente feliz e soube que estava no caminho certo!”.
Para o futuro, Cauana sonha ter um terreno próprio para construir seu ateliê, com um espaço especial para os clientes. “Meu objetivo é ser a número um. Independentemente do que faço, sempre dou o meu melhor. Busco essa evolução e esse conhecimento todos os dias. Minhas experiências profissionais e emocionais com os desafios e conquistas que tenho são saudáveis e extremamente prazerosas. Por isso, quero estar no topo e fazer parte da vida das pessoas”, destaca.
ESPECIAL: DIA DO CHOCOLATE
Nesta quinta-feira, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Pelo carinho que Cauana compartilha com as pessoas e pelo amor que tem pela sua profissão, não poderia ser diferente: a empreendedora preparou uma surpresa para os apaixonados por doces.
“Quase todos os nossos produtos contêm alguma quantia de chocolate em sua composição, alguns exemplos são os donuts, os ovos de colher, os brownies, os recheios de bolo, as bases de tortas que acompanham brigadeiro, as tortas e os cookies de Nutella. Costumo dizer que não vendemos doces, especialmente os que são preparados com cacau. O alimento apresenta benefícios comprovados para a saúde e ajuda no combate da depressão, da insônia e da ansiedade, além de fazer, literalmente, bem para o coração. Por isso, reforço que oferecemos experiências. Os doces se tornam uma solução para equilibrar sentimentos. Pensando nisso, reservei uma receita fácil de fazer em casa”, conta entusiasmada.
APRENDA A FAZER BRIGADEIRO DE CACAU
Para preparar o brigadeiro é necessário uma lata de leite condensado, ½ creme de leite e uma barra de chocolate 70% cacau. “Adicione todos os ingredientes na panela e mexa. O ponto ideal é quando a massa se solta do fundo da panela. Coloque em um recipiente e aguarde esfriar. Depois, faça bolinhas e, se preferir, passe no cacau em pó 100%. Para intolerantes à lactose, use o leite condensado, o chocolate e o creme de leite zero lactose!”, sugere Cauana.
DETALHES
A empreendedora ainda relata que são as pequenas experiências, como compartilhar uma receita, que tornam sua profissão ainda mais especial. “Faço com amor! Escolhi para minha vida propiciar bons momentos por meio da produção de doces e não poderia ter feito escolha melhor. É muito gratificante fazer parte da vida de outras pessoas. No final das contas sempre estou presente, seja por meio dos bolos de casamento e de aniversário ou em qualquer situação que meus clientes desejam presentear familiares e amigos que amam. Todos os feedbacks fazem meu trabalho e a minha trajetória valerem a pena”, afirma Cauana.