Projeto Limpeza dos Mares inaugura

Exposição ‘O Lixo Que Ninguém Vê!’

Televisores, brinquedos e até bicicletas estão entre as peças retiradas das águas do litoral catarinense que integram a mostra 

 

O projeto Limpeza dos Mares apresenta nesta semana, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, a exposição ‘O Lixo Que Ninguém Vê!’, no Multi Open Shopping, em Florianópolis. Os objetos selecionados para a mostra estavam entre as 10,3 toneladas de material depositado irresponsavelmente nas encostas e profundezas de rios e praias do litoral catarinense que foram coletados por voluntários durante as seis etapas de 2021.

A ideia da exposição, segundo Michele Castilho, diretora da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), é impactar os visitantes com a quantidade e a variedade de lixo encontrado no ambiente marinho para promover a conscientização ambiental da população. 

“Também mostramos aqui os utensílios domésticos que foram transformamos do lixo e que estão a venda juntamente com a camiseta do Projeto, para angariarmos mais recursos e fazermos ainda mais pelo nosso meio ambiente”, completa Leandro Mané Ferrari, presidente da ACATMAR.

“Após cinco anos tendo o Fort como mantenedor do projeto, é satisfatório poder ver em uma exposição o lindo trabalho realizado por todas as pessoas e instituições engajadas no Limpeza dos Mares. É um projeto muito necessário, e a cada nova etapa nos surpreendemos com a quantidade de lixo que ainda é descartada nas praias e encostas, sinal de que o trabalho de conscientização da população está só no começo e precisa continuar”, declara Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista.

Para Verônica Carniel, gestora de marketing do Multi Open Shopping, a exposição serve como um momento de reflexão e de aprendizado sobre a importância dos mares. “Estamos num lugar privilegiado e pertinho da praia, e por aqui pensamos e colocamos em prática pelo menos 10 alternativas sustentáveis, uma delas é reduzir a geração de plástico, tanto que as operações gastronômicas não utilizam canudos plásticos”, ressalta.

Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da ArcelorMittal Veja, de São Francisco do Sul, reitera que a patrocinadora prioriza as melhores práticas ambientais em sua rotina dentro da empresa. “Porém, mais importante ainda é poder compartilhar com a comunidade, em ações como esta” comenta.

O projeto Limpeza dos Mares é realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e patrocínio da Arcelormittal. O Apoio da exposição é do Multi Open Shopping, SafePark, Cenografia Stands e Mano’s Comunicação Visual. 

Saiba mais: www.limpezadosmares.com 

@limpezadosmares

 

Serviço:

Exposição ‘O Lixo Que Ninguém Vê!’,

De 23/02 a 27/02

Local: Hall de entrada – Multi Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC)

Horário de visitação: das 10h às 22h de segunda a sábado e domingos e feriados das 14h às 20h)

Entrada gratuita